top of page

FÁBRICA DE ARTES – UM SONHO EM CONSTRUÇÃO

Em agosto de 2014 nasceu o mais novo e arrojado projeto da Igreja Batista da Lagoinha: a Fábrica de Artes, um complexo de 70 salas para estudo de música, dança, teatro e artes plásticas

Quando lemos a palavra “fábrica”, normalmente, pensamos em carros, máquinas e operários. Dificilmente alguém se lembra de arte, instrumentos musicais ou professores de música. Mas em tempos de fusões de empresas, acontecem também fusões de palavras e expressões: “Fábrica de Artes”. Uma escola que tem por objetivo “fabricar” artistas.

O maestro Sérgio Gomes, responsável pela obra, conta como nasceu a Fábrica: “O nome e a ideia foram do próprio pastor Márcio aproveitando o nome do antigo local que era uma fábrica de tecidos”. Sérgio, entretanto, revela que o sonho veio do pastor José Raimundo e Adriana que, da antiga sede do Ministério de Louvor, avistavam o prédio da fábrica de tecidos e oravam pedindo um local maior para o ministério e suas atividades, tais como, aulas, ensaios e cursos. O sonho ainda está em construção e foi inaugurado no mês de agosto de 2014.

A Fábrica de Artes tem muitos cursos dentro dos campos da música, dança, teatro e artes plásticas. “No curso de música iniciamos com os instrumentos tradicionais de orquestra além dos instrumentos que são os mais usados na igreja. No curso de dança temos baby class, ballet infantil, curso técnico com ballet clássico e contemporâneo, além de cursos livres de dança de rua, jazz, dança terapia”, detalha Sérgio. O curso de teatro abrange teatro tradicional e artes circenses, e o curso de artes plásticas oferece pintura, escultura, desenho, desenho sequencial, street art e graffit.

Inicialmente, a Fábrica de Artes é uma escola livre sem a preocupação com o reconhecimento do diploma, mas Sérgio garante que os alunos receberão um certificado de conclusão de curso com a devida grade curricular cumprida. O maestro, no entanto, faz uma ressalva no que diz respeito ao material didático da Fábrica: “Usamos o material que é necessário para o bom funcionamento e abrangência do curso, mas sempre cuidando para que a mensagem esteja em consonância com os valores por nós professados.”

Num primeiro momento, os cursos serão voltados para a igreja local, mas o objetivo final é alcançar toda a sociedade, inclusive, por meio de projetos sociais com comunidades carentes buscando a inclusão social e principalmente o cumprimento da missão como igreja que é a pregação do evangelho.

bottom of page