top of page

CURSOS

Prática Docente em Dança (Teórico e Prático)

Profa. Keila Barros

 

Oficina teórica com o objetivo de discutir e propor reflexões referentes à prática docente em dança. Espaço para exposição de assuntos referentes às teorias do ensino da dança e para compartilhar experiências pedagógicas.

 

Conteúdo:

Metodologia para o ensino de dança

Didática e docência

Plano de ensino e plano de aula

Propostas criativas para o ensino de dança para crianças e para adultos iniciantes

Psicopedagogia

 

Público Alvo: Estudantes de dança; Professores de dança; Coreógrafos.

 

Ballet Clássico e Fitness

Profa. Priscila Perez

 

Neste cronograma além da base fundamental, já adquirida no iniciante do Ballet Clássico, são inseridas aulas de alongamentos próprias para o aprimoramento da base. Trabalho em cima da postura dos pés, pernas, tronco, braços e cabeça já deve estar incorporado pelo aluno, podendo este evoluir tendo uma técnica clara (limpa) e correta. O grande foco dessa prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios.  Além de queimar muitas calorias (cerca de 790 calorias em apenas meia hora para quem já está no nível avançado ou mais de 1500 calorias em uma hora de exercícios), a aula de ballet fitness provome, consequentemente, a perda de peso e definição muscular. O gasto calórico foi embasado em um teste realizado por um profissional de medicina esportiva, que monitorou uma aula e constatou todos os benefícios do ballet fitness. De acordo com os testes metabólicos realizados, além de existir menor catabolismo (desgaste) comparado com os mesmos 30 minutos de corrida, houve ainda menor predomínio do tônus simpático (estresse cardiovascular) e maior oxidação de gordura. Neste processo de trabalho são assimiladas as técnicas de giro simples e giro duplo, incluindo o estudo das pirouettes com diferentes preparações (en dehors e en dedans), no lugar e em diagonal.  Assimilação da técnica de batteries. Assimilação gradativa da execução de grandes saltos. Os adágios são construídos tendo na base combinações mais complexas, continuando o aprendizado. Dirige-se especial atenção as poses bem definidas por serem elas as responsáveis por um belo acabamento técnico e artístico. Os alunos devem adquirir maior força e resistência física na musculatura, coordenação de movimentos, sem as quais eles não conseguirão assimilar níveis técnicos superiores.

 

Cronograma:

-Alongamento

-Fortalecimento da musculatura dos membros inferiores em barra

-Condicionamento físico com danças e saltos

-Fortalecimento da musculatura dos membros inferiores com auxilio do peso do corpo

-Respiração

-Foco em panturrilhas, coxa e abdomen

-Postura

 

Público Alvo: Estudantes de dança; Professores de dança; Coreógrafos.

 

Contemporânea

Prof. Daniel Gradisse

 

O objetivo do curso é proporcionar ferramentas e um treinamento técnico-expressivo que possibilite o desenvolvimento de habilidades relacionadas à motricidade e criatividade através de estruturas coreográficas, partituras de movimento e operações de composição. A aula será baseada no aprendizado técnico aprofundado de fundamentos de base, extraídos de diferentes contextos e linguagens de dança contemporânea. Conforme a apropriação desses fundamentos e práticas, os alunos serão estimulados a aprender e desenvolver pequenas partituras, individuais e coletivas.

Oficina prática de técnica de dança contemporânea, abordando conteúdos como: fatores de movimento; sensibilização e mobilidade articular; quedas e recuperações; torções, contrações e enrolamento; pêndulos; deslocamentos pelo espaço, direções e níveis; exercícios de improvisação e composição

 

Público alvo: estudantes de dança e bailarinos

 

Teatro para tímidos

Profa. Dayane Carvalho

 

O curso de teatro para tímidos é direcinado para o público que já tiveram pouco ou nenhum contato com essa arte. Este curso compreende, através de métodos e técnicas teatrais, desenvolver no indivíduo habilidades para se socializar de forma segura, se expressar com desenvoltura a dialogar em ambientes diversos. O curso de Teatro para Tímidos náo pretende formar atores, necessariamente, mas sim fazer com que o aluno, ao vencer o medo e a timidez, experimente novas formas de se expor através da utilização do teatro. 

 

Público alvo: Todos interessados.

 

Dança no Louvor (Teórico e prático)

Profa. Isa Coimbra

 

A dança é uma linguagem e cremos que o Senhor tem uma dança específica para a Igreja, uma “dança do céu - sobrenatural”, com valores bíblicos e técnicas corporais adaptadas ao estilo do ministro ou do grupo de dança. Para compreendê-la e encontrar o ponto de equilíbrio entre as técnicas corporais e a unção é necessário ter fome de Deus, constante oração, muito trabalho e busca pela santidade. Por isso também a necessidade de estudar, entender e se aperfeiçoar tecnicamente para o melhor desempenho, digo, corpo e mente, do exercício ministerial.

 

Publico alvo: Ministros, estudantes de dança e interessados.

Danças Urbanas

Prof. Marcos Sabbadini

 

Com a transformação da música, surgiu na década de 80, o movimento Gold Age, onde a batida começou a ficar mais forte, dando origem ao Hip Hop Dance. Durante as aulas desenvolveremos suas capacidades coordenativas, ritmicidade e consciência corporal de uma forma lúdica e divertida no âmbito do Hip Hop Dance, buscando acima de tudo um prazer pela dança.

 

Público alvo: Dançarinos de danças urbanas e interessados.

 

Interpretação e Improvisação - Expressão vocal e corporal

Profa. Dayane Carvalho

 

Objetivo: potencializar as capacidades e desenvolver a criatividade, improvisação, desinibição, auto confiança e maior desenvoltura na comunicação. Por meio da interação com o grupo, da troca de ideias, da observação e da apresentação de cenas, conquistar um desbloqueio e uma desinibição valiosas para a comunicação verbal (e não verbal).

Sobre o curso: o exercicio teatral quebra resitencias, libera risadas, trás a tona nossa criança interna, trás alegria. Por meio de execicios de improvisação, interpretação e jogos dramatuicos, estimula a criatividade, a habilidade e a coragem de ousar.

 

Público alvo: Todos interessados.

 

Jazz Street

Profa. Kelly Fernandes

 

O Jazz Street é uma das variações do Jazz Dance, surgiu nos navios negreiros com negros imitando a dança dos brancos. Na proibição de batuques para evitar revolta dos negros, eles foram obrigados a improvisarem com palmas, sapateados, etc. A dança começou a tomar conta dos salões, sofreu influências do Can-can, do Charleston e logo chegou aos palcos da Broadway. No jazz Street a mistura de movimentos do ballet, contemporâneo e da dança de rua são comuns. Iremos trabalhar isolamentos, explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante.

 

Publico alvo: dançarinos de Jazz e interessados.

 

bottom of page